Prefeitura de Axixá realiza Dia D de Vacinação contra o sarampo

Neste sábado (19), a Prefeitura de Axixá na administração da prefeita Sonia Campos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Dia D de vacinação contra o Sarampo. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, iniciada no dia 7 de outubro.

No período de 7 a 25 de outubro, a ação tem como foco a imunização de crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos.

Sarampo

Uma doença contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

Dois ou três dias depois do início dos sintomas formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos, denominados sinais de Koplik. Entre três a cinco dias depois do início dos sintomas aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente tem início na face e daí se espalha para o resto do corpo.

Os sintomas começam-se a manifestar entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias. Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarreia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia

RUA ADELINO FONTOURA, 84 \ CENTRO \ AXIXÁ - MA \ CEP: 65148000